Exposições Potenciais

Introdução: o ambiente de trabalho

O que é o ambiente de trabalho

Consideremos "ambiente de trabalho" o meio onde as pessoas exercem suas atividades. Como tal, é desejavel a todos os trabalhadores seja proporcionado um ambiente seguro e saudável durante toda a sua vida laboral. O ambiente de trabalho engloba em si o ambiente físico, as características do trabalho e os aspectos organizacionais. No entanto, nem todos estes aspectos são igualmente importantes ou mesmo relevantes quando se considera o bem estar do trabalhador.

O que deve considerar a estratégia de avaliação à exposição laboral?

Hoje os locais de trabalho tornam-se cada vez mais complexos, criando novos desafios para os higienistas industriais. A avaliação dessas situações complexas exige uma estratégia de avaliação à exposição no local de trabalho bem fundamentada e lógica, de modo a focalizar os recursos de higiene industrial e de medicina do trabalho naquelas situações de trabalho com o maior potencial de efeitos adversos à saúde.

A finalidade do desenvolvimento de uma sólida estratégia de avaliação à exposição é cumprir, ao menos, as seguintes metas:

  • Avaliar os riscos em potencial à saúde dos trabalhadores, significando avaliar e diferenciar as exposições aceitáveis (toleráveis) e inaceitáveis (não tolerável) e controlar aquelas determinadas como toleráveis;
  • Estabelecer e documentar um registro histórico de níveis de exposição para todos os trabalhadores;
  • Assegurar e demonstrar o cumprimento de dispositivos legais.

Quais os principais agentes de risco no local de trabalho?

Os trabalhadores poderão estar expostos a agentes ambientais (químicos, físicos e biológicos) e condições ergonômicas inadequadas durante a execução das tarefas que envolvem diretamente esses agentes ou pelo contato acidental por contaminação não relacionada diretamente com as tarefas executadas.

 

Publicações