Exposições Potenciais

Limites e restrições recomendados pela CIPR

Limites de dose e restrições de dose

A Comissão recomendou limites de dose e o uso de restrições de dose para exposições sob condições normais de trabalho em práticas que utilizam a radiação. Neste caso, estes limites e restrições não se aplicam diretamente às exposições potenciais.

 

Limites de risco e restrições de risco

Se a probabilidade dos efeitos maléficos for usada para determinar a aceitabilidade ou a conformidade, os limites e as restrições de dose devem ser complementados por limites e restrições de risco, que consideram tanto a probabilidade de incorrer em uma dose quanto à probabilidade dos vários tipos de malefícios associados a esta dose.

Na Publicação 64 (CIPR, 1993), a Comissão detalhou estes conceitos, fornecendo uma tabela com a qual pode-se. julgar a aceitabilidade das exposições potenciais.

 

Árvores de eventos e árvores de falhas

Na publicação 76 da CIPR, são demonstrados 5 exemplos de estruturas lógicas (árvores de eventos e árvores de falhas) para analisar os cenários que levam potencialmente a exposições. A estes cenários e exposições são atribuídas probabilidades. É mostrado nesta publicação como o detrimento resultante pode ser calculado e comparado a um critério de aceitabilidade e para os exemplos deste relatório é discutida a escolha deste critério (restrição de risco).

 

 

Links Relacionados

 

Publicações