Exposições Potenciais

Introdução à Publicação 64 da CIPR

Qual a finalidade da publicação 64 da CIPR?

A finalidade deste relatório é elaborar os princípios e objetivos das recomendações da CIPR (Comissão nternacional de Proteção Radiológica) relacionadas à exposição potencial; explicar os conceitos básicos, a terminologia e as metodologias associadas à aplicação das recomendações; e fornecer a orientação geral sobre sua aplicação prática. O relatório destina-se a proporcionar uma base para a preparação de orientações mais detalhadas relacionadas a atividades específicas.

Como a CIPR define atividade?

São aquelas que aumentam o risco existente de exposição global, introduzindo novas fontes, vias críticas ou modificando a rede de vias críticas que vão das fontes existentes ao homem, aumentando o risco para os indivíduos ou o número de indivíduos expostos. 

Como a CIPR define intervenções?

São as atividades humanas destinadas a diminuir o risco de radiação já existente, por meio de redução ou remoção das fontes existentes; melhoria da confiabilidade das fontes existentes; modificação das vias críticas; ou redução do número de indivíduos expostos.

Como são aplicados os princípios básicos de radioproteção na introdução das atividades e na intervenção?

No caso de atividades, os princípios básicos, são aplicados à adição de risco provocado pela radiação. No caso de intervenção são aplicados na redução da exposição pré-existente à radiação. A exposição à radiação, resultante da introdução de uma atividade, é dividida em duas grandes categorias: exposição normal e exposição potencial.  

Como a Publicação 64 da CIPR define exposições normais?

A exposição normal é aquela que pode ser racionalmente esperada que ocorra, isto é, prevê-se que a exposição ocorra com uma probabilidade de um ou quase um, independentemente do instante em que ocorra.  Inclui tanto as operações realizadas conforme o planejamento, quanto de eventos não planejados de grandes probabilidades, com pequenas consequências.  É quase certo que estes eventos ocorram durante as operações, mas resultam em doses que estão dentro dos limites prescritos. 

Como a Publicação 64 da CIPR define exposições potenciais?

 Exposição potencial é aquela que, embora sem a certeza de ocorrer, pode ser prevista como resultado da introdução ou modificação de uma atividade e à qual pode-se se atribuir uma probabilidade de ocorrência. Esta exposição envolve a consideração de riscos que estão além dos limites gerais considerados para a exposição normal.

As situações de exposição potencial podem surgir na introdução da maioria das atividades envolvendo radiações ionizantes. Que considerações traz a CIPR 64 quanto às fontes simples, fontes complexas e consequências “difíceis de prever”?

No caso de fontes simples como a radiografia industrial que utiliza uma câmara gama é um exemplo de atividade que resulta em consequências limitadas e bem previsíveis, como a superexposição de um ou alguns indivíduos. No caso de fontes complexas como instalações nucleares, em que as situações de exposição potencial podem levar a uma ampla variedade de consequências, incluindo prejuízos econômicos e sociais, além dos efeitos da radiação à saúde. Como fonte de consequências imprevisíveis podemos citar aquelas que poderão surgir em um futuro remoto, em que é muito mais difícil de prever as consequências, como aquelas associadas à deposição de rejeitos radioativos.

 

Links Relacionados

 

Publicações