Exposições Potenciais

Função da prevenção e mitigação

As opções de segurança que podem ser identificadas com relação a exposições potenciais podem ser convenientemente categorizadas como tendo a função de prevenção ou mitigação. O que engloba cada uma delas?

A prevenção engloba os sistemas e procedimentos empregados para manter a fonte sob controle, isto é, para reduzir a probabilidade de sequências de eventos que podem causar ou aumentar as exposições à radiação além dos valores normais. A mitigação, ao contrário, engloba os sistemas e procedimentos que funcionam após o início de um evento a fim de interromper a sequência do evento ou, se não, limitar as consequências. Alguns sistemas de segurança têm a função tanto de prevenção como de mitigação.

Qual deve ser a primeira prioridade de segurança (tanto dos projetos como dos operadores) e como deve ser obtida?

A prevenção de acidentes deve ser a primeira prioridade de segurança tanto dos projetos como dos operadores. Ela é conseguida pelo uso de estruturas, componentes, sistemas e procedimentos confiáveis para o projeto e construção de fontes de radiação ou pela garantia de que as fontes serão controladas e operadas de acordo com procedimentos rígidos por pessoal bem treinado e firmemente comprometido com a segurança. A prevenção deve ser abordada principalmente durante a fase do projeto com a aplicação de métodos determinados de engenharia de segurança, incorporando, por exemplo, sistemas e aspectos baseados nos princípios de defesa-em-profundidade.

Quais as bases do sistema de mitigação? Como e quando eles devem ser abordados?

Os sistemas de mitigação, são baseados nos princípios de defesa-em-profundidade e devem evitar ou ao menos limitar as exposições do pessoal e as descargas radioativas no meio ambiente, caso ocorra um evento que desencadeie uma sequência de acidentes. A mitigação deve também ser abordada durante a fase do projeto.

Além dos sistemas de engenharia, a prevenção e a mitigação envolvem o treinamento de pessoal e o estabelecimento de procedimentos operacionais adequados. O que envolve esse treinamento e procedimentos?

Estes devem cobrir não somente as operações normais, mas também abranger os procedimentos de emergência ou de controle de acidentes estabelecidos sob a suposição de que um evento desencadeador de uma sequência de acidentes tenha ocorrido. Em atividades mais simples, os procedimentos podem constituir o meio mais importante de se atingir a segurança.

 

Publicações