Publicações


Nesta seção você encontrará a bibliografia utilizada na pesquisa para unificação dos programas de proteção radiológica.Essa pesquisa foi baseada sobretudo nas diversas publicações da OIEA, CIPR e CNEN.

A CIPR fornece recomendações internacionais visando a proteção do meio ambiente e dos indivíduos aos efeitos maléficos produzidos pela radiação ionizante. Suas recomendações estão alicerçadas nos relatos do Comitê Científico sobre os Efeitos das Radiações Atômicas das Nações Unidas (CCERANU) e nos relatos do "Biological Effects of Ionizing Radiations" (BEIR) e são baseadas em uma filosofia de proteção própria. Em suas publicações, a CIPR ainda fornece os motivos que levaram a expor as suas recomendações. Esta entidade atualmente já teve publicados 107 relatórios, embora nem todos continuem vigentes.

O OIEA, órgão oficial da ONU que congrega os países que se utilizam das radiações ionizantes e são afiliados à ONU, baseando-se nas recomendações da CIPR e sua filosofia, emite as próprias recomendações. Não fornece os motivos que levaram a elas, mas fornece guias para se satisfazer as exigências constantes nas recomendações. Atualmente o OIEA possui mais de 2.000 (duas mil) publicações sobre proteção e segurança, mas para a proteção radiológica operacional há a coleção "Safety Series", com cerca de 150 publicações, nem todas vigentes, a coleção "Technical Report Series"e a série de documentos técnicos conhecidos como "Tec-doc".

No Brasil, a entidade governamental nacional, ligada ao OIEA e subordinada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, é a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Esta comissão já emitiu uma série de normas para instalações radiativas do país, para que se mantenham em funcionamento programas de proteção radiológica adequados e eficazes, porém, ainda que as Diretrizes Básicas de Proteção em seu artigo 5.3.8 informe a temática que um Plano de Proteção Radiológica deve conter, não se encontra em uma sequência lógica, nem comenta o nível de detalhamento, o que faz com que para instalações radiativas análogas, os planos aprovados possuam descrições diferentes dos programas.